Borda Dourada
TV Medicina
da Coluna

Confira os vídeos mais interessantes da internet sobre coluna vertebral,com a presença de
nossos médicos.
assessoria
Saiu na Mídia
Acompanhe nossos releases e tudo o que saiu na mídia sobre
o grupo.

Patologias
Conheça as doenças mais comuns da coluna, sintomas e possíveis tratamentos.
Home > Notícias
Medicina da Coluna – Escoliose - Sintomas, Tipos e Formas de Tratamento.

A Escoliose não é um
Bicho de Sete Cabeças!
Conheça os Sintomas, Tipos
e Formas de Tratamento

A escoliose é uma patologia da coluna, que costuma aparecer na fase da adolescência, com maior incidência em mulheres do que em homens.

A escoliose é um desvio “tridimensional” da coluna vertebral, ou seja, a coluna desvia não somente para um dos lados, mas também para frente ou para trás, em torno do seu próprio eixo, deixando-a em formato de “S” ou “C”.

Importante: A forma natural da coluna vertebral é em forma de ‘S’ (para o paciente visto de lado). Quando a coluna apresenta curvaturas acima do comum ou em outros eixos, pode ser um caso de escoliose.

A escoliose ocorre muitas vezes em conjunto com a cifose (popularmente conhecido como ‘corcunda’).

Sintomas da Escoliose

Algumas alterações mais comuns são capazes de identificar um paciente com essa patologia.

Algumas características comuns dessa patologia:

- Existência de alguma curvatura lateral;
- Ombros desnivelados;
- Clavícula proeminente;
- Cintura desigual;
- Um dos lados do corpo "mais alto" ou "mais saliente".

Quando Surge a Escoliose

É muito comum a escoliose surgir no início da adolescência, quase sempre sem sintoma algum. Geralmente, o jovem não sente dor ou incômodo algum em virtude da escoliose. Na maioria dos casos, a escoliose só começa a incomodar a partir da idade adulta.

Tipos de Escoliose

Existem 4 tipos principais de escoliose:

- Escoliose Idiopática
- É o tipo mais comum de escoliose, atualmente suas causas estão sendo associadas à alterações genéticas, mas geralmente são desconhecidas.

- Escoliose Congênita
- Sua causa é oriunda de uma má-formação na coluna vertebral.

- Escoliose Neuromuscular
- É o tipo mais comum de escoliose, atualmente suas causas estão sendo associadas à alterações genéticas, mas geralmente são desconhecidas.

- Escoliose Pós-Traumática
- Pode ocorrer após uma fratura da coluna.

Tratamentos da Escoliose

Antes de iniciar qualquer tratamento, fale com um médico ortopedista especialista de coluna. Apenas ele poderá fazer o diagnóstico correto e lhe orientar sobre o melhor tratamento.

Exitem diversos tipos de tratamento, como reeducação postural, acupuntura, fisioterapia, quiropraxia e coletes ortopédicos. Em muitos casos, a cirurgia da coluna é o tratamento mais indicado, pois pode melhorar muito a qualidade de vida do paciente.

Os resultados do tratamento dependerão do grau da escoliose e da idade do paciente.

Quanto maior o grau da escoliose, mais difícil o tratamento. Quanto mais as costelas estiverem afetadas (tortas) menos resultados positivos serão conseguidos.

O ideal é que o tratamento da escoliose seja realizado até o término de crescimento da altura corporal, por volta dos 17 anos de idade.

Quanto antes se buscar ajuda, melhores serão os resultados.

Cirurgia da Escoliose

A cirurgia para correção da escoliose possui dois objetivos: a correção da curva, com melhora do padrão estético, e também a interrupção da piora do quadro de escoliose.

Com a cirurgia, as vértebras são fixadas em uma posição desejada, ocorrendo uma fusão entre elas. Isso promove uma correção da curva e uma grande melhora estética, gerando grande satisfação para o paciente.

Outro resultado da cirurgia é a interrupção da piora da escoliose. Após a fusão das vértebras operadas, ocorre um estacionamento da curva na mesma posição em que foi deixada após a cirurgia.

Recuperação da Escoliose

Como qualquer cirurgia, a correção da escoliose também pode apresentar riscos e complicações. Entre as complicações mais frequentes encontram-se a infecção e a dor pós-operatória, que geralmente não é grande, sendo geralmente resolvida com medicações.

O paciente fica em pé e caminha no segundo dia após a cirurgia, geralmente recebendo alta do hospital em menos de sete dias. O uso do colete após o procedimento é de escolha do médico, podendo ser utilizado dependendo do caso ou do resultado da cirurgia.

Você está com Escoliose? Clique aqui e procure o Médico Ortopedista de Coluna
mais próximo de sua região.


 

Telefones LinkedIn Google Plus Twitter Facebook